domingo, 7 de março de 2010

Projeto Eja Ciclo III 20100

PLANEJAMENTO ANUAL CICLO III e IV

 

Projeto temático Natureza e Sociedade: EPG MÁRIO LAGO

Professor: Paulo Belotti Lacerda

 

 

Natureza e Sociedade

 

  1. SENTIDO DO EIXO

 

“Uma aranha desempenha operações que se parecem com as de um tecelão, e a abelha envergonha muito arquiteto na construção de seu cortiço. Mas o que distingue o pior dos arquitetos da melhor das abelhas é que o arquiteto figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade. No fim do processo de trabalho aparece um resultado que já existia idealmente na imaginação do trabalhador. Ele não transforma apenas o material sobre o qual opera; ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira”. Marx

 

No eixo “Natureza e Sociedade” estão presentes os saberes de Ciências Naturais, Geografia e História, que se referem à multiplicidade de fenômenos e acontecimentos – físicos, biológicos, geográficos, históricos, políticos, religiosos, sociais e culturais.

A proposta foi organizada com o intuito de favorecer que os educandos tenham condições para a indagação, levantamento de hipóteses, pesquisa, elaboração e compreensão de diferentes elementos constitutivos do Mundo.

A construção do conhecimento escolar como característica da escola democrática, que reconhece a multiculturalidade e a diversidade como elementos essenciais do processo ensino-aprendizagem, deve dialogar com o cenário cultural em que estamos imersos. As diferenças derivadas de dinâmicas sociais como: classe social, gênero, etnia, sexualidade, cultura e religião têm “contaminado” nosso currículo, tanto o formal como o oculto. Como articular currículo e multiculturalismo?

Os conhecimentos socialmente difundidos e as culturas de diversos povos do presente e de outras épocas apresentam diferentes respostas para as perguntas sobre o mundo social e natural. Assim, diferentes formas de compreender, explicar, interpretar e representar elementos do Mundo coexistem e fazem parte do repertório sócio-cultural da humanidade.

Os diferentes aspectos do mundo natural, social e cultural são partes da vida da criança e objeto de indagação, curiosidade, investigação e ação; fazem parte do seu processo de alfabetização e letramento, uma vez que são assuntos sobre os quais a criança lê e escreve, ouve, conversa em ambiente familiar, escolar e social.

O Homem é um ser ativo, social e histórico. As crianças humanizam-se, apropriam-se da humanidade por meio do contato com a cultura,  que é mediadas pelos Outros.

 

“Estar no mundo sem fazer história, sem por ela ser feito, sem fazer cultura, sem “tratar” sua presença no mundo, sem sonhar, sem cantar, sem musicar, sem pintar, sem cuidar da terra, das águas, sem usar as mãos, sem esculpir, sem filosofar, sem pontos de vista sobre o mundo [...], sem aprender, sem ensinar, sem ideias de formação, sem politizar não é possível.” Paulo Freire

 

 

SABERES DO EIXO

 

 

ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEUS MODOS DE SER, VIVER E TRABALHAR.

 

 

 

1.             1-Identificar conseqüências da ação humana no tempo e no espaço, tendo em vista o desenvolvimento de atitudes de participação na vida em grupo.

2.             Conhecer sua história, e seu reconhecimento enquanto sujeito histórico, considerando: o tempo em nossa vida, o nome, documento, gostos e preferências no entorno (família, bairro, cidade, estado, país, mundo) e as relações entre eles;

3.             Reconhecer o caráter dinâmico da cultura, valorizar o patrimônio cultural de diferentes grupos sociais.

4.             Reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira;

5.             Identificar manifestações culturais do lugar (bairro, cidade), reconhecendo as tradições e festas populares.

6.             Conhecer, compreender e valorizar as contribuições das culturas: indígena, africana, asiática e européia na formação do povo e na cultura brasileira.

7.             Questionar sua realidade identificando problemas e refletindo sobre possíveis   soluções.

8.             Compreender que os cidadãos brasileiros têm direitos e deveres. 

9.             Conhecer a situação das crianças que trabalham no Brasil, refletindo sobre seus direitos e deveres (ECA).

10.       Conhecer as desigualdades sociais presentes no Brasil.

11.       Reconhecer e respeitar as diversas formas de organização familiar e de grupos sociais.

12.       Respeitar pessoas com valores sexuais e estilos de vida diferentes dos seus.

13.       Reconhecer sua historia de vida e a diversidade cultural.

14.       Reconhecer no seu cotidiano os referenciais espaciais de localização, orientação e distância.

15.       Deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vive e se relaciona.

16.       Identificar e valorizar semelhanças e diferenças entre os modos de vida no campo e na cidade, percebendo como são as relações de trabalho, as construções de moradia, os hábitos, o lazer e a cultura;

17.       Identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e épocas: por meio do trabalho, da tecnologia, da cultura e da política.

18.       Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado;

19.       Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.

20.       Compreender o processo histórico de ocupação e a formação da sociedade brasileira.

21.       Perceber o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes nas paisagens urbano-rurais e na vida em sociedade.

22.       Compreender as funções que o transporte assume nas relações entre as cidades e o campo, observando  seu papel na interdependência que existe entre ambos.

23.       Compreender a importância de demonstrar atitudes conscientes em relação ao trânsito.

24.       Conhecer as relações entre as pessoas e lugar: as condições de vida, as histórias, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.

25.       Conhecer a história da sua cidade, identificando as mudanças ocorridas ao longo do tempo, em relação ao modo de vida, aos recursos tecnológicos, etc.

26.       Reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade.

27.       Reconhecer algumas semelhanças e diferenças que a sua localidade estabelece com outras objetividades de outros tempos e outros espaços, nos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, administrativos e culturais.

28.       Identificar as condições de vida das pessoas: profissões, renda, acesso aos bens culturais e materiais, formas de subsistência condições de lazer e infra-estrutura.

29.       Compreender as relações que os Homens estabelecem entre si no âmbito da atividade produtiva e o valor da tecnologia como meio de satisfazer necessidades humanas.

30.       Identificar como as pessoas se comunicam, os meios de comunicação e sua utilização no cotidiano.

31.       Realizar leitura crítica das propagandas e reconhecer os sinais que as associam:  consumo, discriminação étnico-racial e de gênero e padrões estereotipados de estética;

32.       Observar, representar, comparar as condições de higiene dos diferentes espaços habitados desenvolvendo cuidados e responsabilidade para com esses espaços.

33.       Realizar pesquisas a partir dos diferentes registros históricos (registros escritos, iconográficos, sonoros, fotográficos).

34.       Compreender a importância da memória oral no resgate de fatos históricos.

35.       Conhecer a história da resistência negra durante o período colonial.

36.       Conhecer o Continente Africano e os seus diversos países por meio da Arte, costumes, história, religião e tecnologias.

37.       Saber que o Brasil tem uma das maiores populações negras do mundo.

38.       Conhecer a existência dos principais instrumentos legais que regem o Estado Democrático de Direito Brasileiro.

39.       Conhecer os órgãos de representação e defesa das diferentes etnias presentes no Brasil.

40.       Reconhecer o papel do negro e indígena na defesa do território: os quilombos rurais, urbanos e as reservas indígenas.

41.       Identificar os países Africanos de língua portuguesa.

42.       Valorizar as diversas manifestações de matriz africana e afro-brasileira como patrimônio: histórico, ambiental, econômico, político, cultural e religioso.

43.       Conhecer diferentes formas de organização de grupos sociais e étnicos, suas lutas e trajetórias.

44.       Reconhecer semelhanças e diferenças no modo como diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer.

45.       Conhecer os possíveis grupos indígenas da região, o seu modo de vida social, econômico, político, religioso e artístico.

46.       Conhecer a vida das aldeias indígenas antes da colonização; diversidade das etnias indígenas: os Tupinambás da costa e os grupos Jê, do Brasil Central; os Pano, os Mura, Os Mundurucu e as mais de 200 etnias presentes em território nacional.

47.       Conhecer as relações de conquista e colonização: catequese, aldeamentos, frentes de conquista, com bandeiras e entradas para o sertão; escravização de índios e outras práticas de dominação e exclusão nos períodos colonial e imperial; políticas de aculturação dos povos indígenas.

48.       Conhecer as guerras, rebeliões e outras formas de resistência indígena e negra.

49.       Conhecer histórias, personagens e fatos marcantes para as culturas estudadas e situá-las na História do Brasil.

50.       Compreender que o multiculturalismo é essencial na garantia da liberdade de escolha individual, assim como na consolidação democrática.

 

51.       OS LUGARES E SUAS PAISAGENS

 

52.       Reconhecer a responsabilidade de cada um e de todos na preservação do meio ambiente.

53.       Valorizar formas não predatórias de exploração, transformação e uso dos recursos naturais, compreendendo e dominando alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interage.

54.       Observar, registrar e comentar semelhanças e diferenças entre os diversos ambientes.

55.       Identificar os elementos das paisagens naturais e urbanizadas, reconhecendo seus processos e meios de transformações.

56.       Reconhecer no seu cotidiano os referenciais espaciais de localização, orientação e distância.

57.       Identificar seu endereço pessoal completo, compreendendo alguns pontos de referência, trajeto e localização.

58.       Exercitar a alfabetização cartográfica: leitura inicial de mapas, atlas e globo terrestre,compreendendo relação de distância e direção e o sistema de cores e legendas.

59.       Produção de mapas ou roteiros simples a partir de referenciais próximos, como a sala de aula, a casa, o bairro, etc.

60.       Ler e compreender as informações expressas em linguagem cartográficas e em outras formas de representação do espaço como fotografias aéreas, plantas, maquetes.

61.       Observar fotos, mapas e textos, compreendendo as diferenças e modificações ambientais.

62.       Situar-se no contexto social compreendendo o espaço geográfico onde está inserido.

63.       Construir noções de orientação temporal, partindo de referenciais do cotidiano: calendário, agenda, árvore genealógica, etc.

64.       Identificar e avaliar as ações dos Homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais.

65.       Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições.

66.       Observar e descrever as diferentes formas pelas quais a natureza se apresenta na paisagem local: nas construções e moradias, na distribuição da população, na organização dos bairros, nos modos de vida, nas formas de lazer, nas artes plásticas.

 

67.       OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO

 

68.       Identificar as características e propriedades dos materiais que os seres humanos lançam no ambiente, e as possibilidades de reciclagem.

69.       Reconhecer por intermédio de experimentos características e propriedades de diversos materiais e objetos: forma, tamanho, cheiro, consistência, sabor, brilho, transparência etc.

70.       Identificar os elementos das paisagens naturais e urbanizadas, reconhecendo seus processos e meios de transformações.

71.       Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes nas paisagens urbanas / rurais e na vida em sociedade.

72.       Conhecer a história da sua cidade, identificando as mudanças ocorridas ao longo do tempo, em relação ao modo de vida, aos recursos tecnológicos, etc.

73.       Compreender as relações que os homens estabelecem entre si no âmbito da atividade produtiva e o valor  da tecnologia como meio de satisfazer necessidades humanas.

74.       Reconhecer matéria prima e industrial, assim como a produção artesanal e industrializada.

75.       Utilizar diferentes fontes de informação e saber fazer uso dos recursos tecnológicos de forma responsável para si e para os outros, preservando sua integridade física, ética e moral.

76.       Formular perguntas e hipóteses sobre a origem e processo de transformação dos diversos materiais.

77.       Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado.

78.       Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.

79.       Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.

80.       Identificar materiais recicláveis (metais, papéis, plástico, vidros, óleo, isopor, madeira...), não recicláveis (carbono, fitas adesivas, fotografias, papel alumínio, clips, grampos, papel sujo...), orgânicos (resto de comida, folhas de árvore...) e lixo eletrônico (bateria de celular, pilhas, computadores velhos...) e seus processos de tratamento.

 

81.       SERES VIVOS

 

82.       Perceber as múltiplas interações que o ser humano estabelece com os elementos (água, solo, seres vivos, etc.) em sua forma natural.

83.       Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas.

84.       Construir conhecimentos sobre animais e reconhecer que os seres vivos formam cadeias alimentares.

85.       Observar o comportamento dos seres vivos comparando suas características com as condições do ambiente em que vivem (alimentação, sustentação, locomoção e reprodução).

86.       Perceber, conhecer e reconhecer que a Biodiversidade sofre transformações durante o desenvolvimento.

87.       Reconhecer todas as formas de vida e valorizar sua Biodiversidade.

88.       Valorizar a vida e sua qualidade como bens pessoais e coletivos, desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde, alimentação, higiene pessoal, sexualidade e na prevenção de acidentes.

89.       Valorizar alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e desenvolvimento, assim como para prevenção de doenças como desnutrição, anemias ou cáries.

90.       Identificar os processos de captação, distribuição e armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento da água, fervura e adição de cloro, relacionando-os com as condições necessárias a preservação da saúde.

91.       Identificar as defesas naturais e estimuladas (vacinas  do corpo).

92.       Conhecer o calendário vacinal e reconhecer a importância das vacinas para sua qualidade de vida.

93.       Reconhecer os principais sinais e sintomas das doenças transmissíveis mais comuns na realidade do aluno, formas de contágio, prevenção e tratamento precoce para a proteção da saúde pessoal e de terceiros.

94.       Conhecer os agravos ocasionados pelo uso de drogas (fumo, álcool e entorpecentes).

95.       Conhecer medidas simples de primeiros socorros.

96.       Conhecer os procedimentos necessários em situações de acidentes e/ou ferimentos que possibilitem o contato sanguíneo.

97.       Saber o que são doenças sexualmente transmissíveis HIV/AIDS e suas formas de prevenção.

98.       Compreender o funcionamento e desenvolvimento do corpo humano, identificar suas características nas fases da vida (infância, adolescência, adulta e velhice), respeitando as diferenças individuais.

99.       Compreender que a sexualidade faz parte do desenvolvimento humano sem, necessariamente implicar em reprodução.

100. Identificar as mudanças corporais (funcionamento dos órgãos sexuais e reprodutivos, mudança de voz,...), psíquicas (alteração libido, mudanças de interesses afetivos, vaidade...) e comportamentais (busca de auto-afirmação nos grupos sociais,...) do ser humano, no decorrer das fases da vida (sexualidade).

101. Diferenciar entre comportamentos sexuais saudáveis e prejudiciais a si mesmo e aos outros.

102. Defender-se de vínculos nos quais se sinta manipulado ou explorado.

103. Compreender a importância de decisões responsáveis a respeito de sua vida sexual agora e no futuro.

104. Reconhecer a importância de buscar ajuda na escola, na família ou de um profissional especializado para dúvidas ou dificuldades sobre a sexualidade.

105. Reconhecer seu esquema corporal (conhecimento do corpo como um todo e de suas partes) e a partir dele, sua imagem corporal (imagens que construímos de nós mesmos).

106. Compreender o ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos.

107. Reconhecer o saneamento básico como técnica que contribui para a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

108. Reconhecimento das principais formas de poluição e outras agressões ao meio ambiente de sua região/cidade, identificando as principais causas e relacionando-as aos problemas de saúde.

109.  

110. FENOMENOS DA NATUREZA

111. Perceber, conhecer e reconhecer as múltiplas interações que o ser humano estabelece com os elementos (água, ar, solo, seres vivos, etc.) em sua forma natural.

112. Reconhecer a importância dos elementos naturais: água, ar e terra; saber usar, preservar e tratar.

113. Identificar a presença e as características de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo nos diferentes ambientes e suas possibilidades de transformação.

114. Observar a duração dos dias e das noites e as variações atmosféricas (temperatura, chuva e vento) de acordo com as estações do ano.

115. Investigar algumas manifestações de energia (luz, calor, som, eletricidade, magnetismo, força) e sua atividade no cotidiano, realizando experimentos simples com materiais e objetos do ambiente.

116. Reconhecer as causas e consequências da poluição da água, do ar e do solo.

 

NATUREZA E SOCIEDADE:

 

Objetivos Específicos:

 

Fazer com que o aluno analise sua realidade e identifique problemas e possíveis soluções conhecendo formas políticos e institucionais e organizações da sociedade civil;

Compreensão das transformações do trabalho e da sociedade para uma sociedade mais justa e também mais solidária;

Exercitar o direito de ser cidadão como condição do efetivo fortalecimento da democracia;

Conhecer o território brasileiro identificando sua diversidade e sua relação com o mundo atual;

Identificar e avaliar a ação do homem e sociedade e sua conseqüência em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem a participação propositiva e reativa nas questões ambientais;

Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bem individual e coletivo que deve ser promovido pela ação de diferentes agentes;

Compreender a ciência como um processo de produção do conhecimento e na atividade humana, associada a aspectos de ordem social econômica política e cultural;

Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de exercer ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento;

 

Rede Temática:

 

 

1.° Estágio: Introdução ao estudo da natureza e sociedade, conceitos de espaço geográfico, natural, paisagem, natureza, sociedade, transformações econômicas, globalização, organização política, cultural e social, cidadania e participação política, uso da história como construção social, meio ambiente e ecologia.

 

2.° Estágio: Introdução ao estudo do corpo humano, organização do corpo humano e seus sistemas, células, tecidos, alimentação, vitaminas, órgãos, sangue, ossos, educação sexual, controle familiar, doenças sexualmente transmissíveis, drogas e suas conseqüências; alfabetização geográfica, mapas; Revolução Industrial; Brasil e suas regiões.

 

Metodologias e Estratégias de Ensino

 

  Aulas expositivas, discussões, trabalho coletivos, uso de pesquisas, uso de recursos audiovisuais, mapas, uso de retropojetor, TV, Vídeo, DVD, sala de informática, uso de softwares educativos, palestras, filmes, músicas, cartazes, uso do estudo do meio local, etc.)

 

Sistematização e Avaliação:

 

Será feita através de exercícios de fixação, portfólios, seminários avaliações e trabalhos.

A avaliação é contínua, oferecendo elementos tanto para o professor quanto para o aluno (auto-avaliação). O aluno verifica suas conquistas e dificuldades, criando possibilidades para sua aprendizagem. O professor analisa e reflete sobre o processo de construção de conhecimento do aluno e sobre sua prática docente, a fim de reajustar suas intervenções.

O aluno deverá ser avaliado continuamente, em todas as atividades realizadas. Incentivá-lo a assumir uma postura pró-ativa frente as suas responsabilidades escolares e de aquisição de conhecimentos é um grande passo para guiá-lo até sua vitória e uma lição da qual ele poderá tirar proveito para sempre. Deverão ter registros, relatórios e filmagens. 

“A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio de uma interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno. Possibilita conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada. Portanto, a avaliação das aprendizagens só pode acontecer se forem relacionadas com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.” (Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução.Brasília, MEC/SEF, 1997, p.81.)

 

PLANEJAMENTO ANUAL CICLO III e IV

 

 

Projeto temático Natureza e Sociedade: EPG MÁRIO LAGO

Professor: Paulo Belotti Lacerda

 

PROJETO IDENTIDADE E PROJETO CIDADE

 

Questões problematizadoras:

 

·      Quem é nosso aluno?

·      O que tem significado pra ele?

·      Como elevar sua auto-estima?

 

DIAGNÓSTICO

 

Os alunos do CIII desta Unidade Escolar conceituam espaço geográfico definindo claramente o objeto de estudo de natureza e sociedade distinguindo que o homem é o principal agente transformador desse espaço através do trabalho, mas têm dificuldade de deduzir a posição do lugar onde vive diante do espaço global e ainda não avaliam criticamente o espaço (sociedade / lugar / corpo) onde vive e suas relações diante do mundo. Não percebem ainda que as relações sociedade /natureza dependem das relações sociais (econômica, políticas, culturais) e que ambas estão interligadas.

Tendo em vista o diagnóstico levantado propões-se desenvolver competências e habilidades através de uma  proposta metodológica  que contribua de forma significativa para mudança de atitudes e comportamentos sensibilizando os  educandos  a sentirem-se agentes de transformação social,econômica e política,apropriando-se dos conceitos para uma prática cidadã no contexto da organização espacial mundializada.

Objetivo geral da disciplina

Estimular o aluno a:

-        Reconhecer o espaço geográfico como produto das relações /sociedade/natureza humanizada, em constantes modificações através do processo histórico;

-        Perceber as relações/regimes políticos e os elementos humanos ou naturais que interagem na paisagem geográfica (território, poluição, problemas ambientais etc).

-        Perceber que as relações sociedade natureza dependem das relações sociais (econômicas, políticas, culturais) e que ambas estão interligadas.

-        Deduzir a posição do lugar onde vive diante do espaço global, a partir do reconhecimento de características significativas.

-        Avaliar criticamente o espaço geográfico (sociedade/lugar) onde vive e as suas relações diante do espaço mundo, integrando-se conscientemente ao meio local e nacional em que vive.

 

 

NATUREZA E SOCIEDADE:

 

Objetivos Específicos:

 

Fazer com que o aluno analise sua realidade e identifique problemas e possíveis soluções conhecendo formas políticos e institucionais e organizações da sociedade civil;

Compreensão das transformações do trabalho e da sociedade para uma sociedade mais justa e também mais solidária;

Exercitar o direito de ser cidadão como condição do efetivo fortalecimento da democracia;

Conhecer o território brasileiro identificando sua diversidade e sua relação com o mundo atual;

Identificar e avaliar a ação do homem e sociedade e sua conseqüência em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem a participação propositiva e reativa nas questões ambientais;

Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bem individual e coletivo que deve ser promovido pela ação de diferentes agentes;

Compreender a ciência como um processo de produção do conhecimento e na atividade humana, associada a aspectos de ordem social econômica política e cultural;

Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de exercer ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento;

 

Rede Temática:

 

CICLO III: Estágio voltado para a introdução do estudo de natureza e sociedade e sua importância Introdução ao estudo da natureza e sociedade, conceitos de espaço geográfico, natural, paisagem, natureza, sociedade, transformações econômicas, globalização, organização política, cultural e social, cidadania e participação política, uso da história como construção social, meio ambiente e ecologia. ;  - 2 SEMESTRE - Sistema Solar; Trabalhos focados usando a realidade da cidade e do bairro da cidade de Guarulhos, contando seus aspectos históricos, geografia, e dados estatísticos da cidade; além da transformação ocorrida na sociedade brasileira nos últimos anos.

 

CICLO IV:):  - 1 SEMESTRE - alfabetização geográfica, mapas; Revolução Industrial; Brasil e suas regiões; Estudo da Formação do território brasileiro; Estudos da Agricultura, agronegócio, métodos de agricultura, problemas ambientais decorrentes do uso de fertilizantes e produtos químicos na agricultura, a agricultura orgânica; clima e tempo;  - 2 SEMESTRE - A matéria e suas propriedades, os estados físicos da matéria, mudanças no estado físico da matéria; Energia, calor e temperatura, A energia, manifestações de energia, tipos de produção de energia e sua geração, transmissão de calor, eletricidade; HISTÓRIA - As principais sociedades existentes no mundo, império romano, os egípcios, persas, etc; principais fatos históricos ocorridos no Brasil e no mundo Conflitos políticos, Blocos econômicos, Guerra Fria, Ditadura Militar no Brasil, Segunda Guerra Mundial, A Crise de 1929, Reforma agrária; GUERRAS, Sistemas Econômicos Capitalismo e Socialismo

 

Metodologias e Estratégias de Ensino

 

  Aulas expositivas, discussões, trabalho coletivos, uso de pesquisas, uso de recursos audiovisuais, mapas, uso de retropojetor, TV, Vídeo, DVD, sala de informática, construções de materiais uso de softwares educativos, palestras, filmes, músicas, cartazes, uso do estudo do meio local, etc.)

 

Sistematização e Avaliação:

 

Será feita através de exercícios de fixação, portfólios, seminários avaliações e trabalhos.

A avaliação é contínua, oferecendo elementos tanto para o professor quanto para o aluno (auto-avaliação). O aluno verifica suas conquistas e dificuldades, criando possibilidades para sua aprendizagem. O professor analisa e reflete sobre o processo de construção de conhecimento do aluno e sobre sua prática docente, a fim de reajustar suas intervenções.

O aluno deverá ser avaliado continuamente, em todas as atividades realizadas. Incentivá-lo a assumir uma postura pró-ativa frente as suas responsabilidades escolares e de aquisição de conhecimentos é um grande passo para guiá-lo até sua vitória e uma lição da qual ele poderá tirar proveito para sempre. Deverão ter registros, relatórios e filmagens. 

“A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio de uma interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno. Possibilita conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada. Portanto, a avaliação das aprendizagens só pode acontecer se forem relacionadas com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar.” (Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília, MEC/SEF, 1997, p.81.)

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

 

WWW.google.com

 

PROJETO ARARIBÁ – EDITORA MODERNA – COLECAO GEOGRAFIA HISTÓRIA E CIENCIAS

 

CONSTITUICAO FEDERAL DE 1988

 

hobsbawm, Eric. A era dos extremos; o breve século X> - 1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

 

IBGE, Atlas nacional do Brasil. Rio de Janeiro, 2000.

 

neiman. Zyt-man. Era verde. Ecossistemas brasileiros ameaçados. São Paulo, Atual, 1998,.

 

Ross, Jurandyr L. Sanches, org, Geografia do Brasil. São Paulo, Edusp, 1996.

santos,  Milton. A NATUREZA DO ESTAÇO. São Paulo, Hucitec, 1996.

 

__. Por uma outra globalização; do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro, Record,2001,

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos da Fadinha

Os sonhos da Fadinha O problema real do Brasil não é a "tirania do mérito", mas a ausência de uma base de direitos para que o méri...