quinta-feira, 8 de abril de 2010

7 SÉRIE 1 BIMESTRE

INTRODUÇÃO

 

A globalização tem uma divisão em três tempos: o período do comércio em grande escala, a partir da expansão marítima de fins do século XV até mais ou menos 1620, o período da Revolução Industrial 1850-1945 e o período tecno científico após a década de 1970. Tal recorte foi estabelecido com o objetivo de focar no ensino de geografia, contextos que causaram profundas transformações espaciais no mundo. Dessa forma a geografia pode contribuir para explicar as diferenças de lugar para lugar e a articulação dos países no mundo.

O espaço geográfico abrange não apenas os objetos naturais e artefatos humanos, mas também a rede de relações criada por fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações numa escala mundial. Ela surge da interação mediana pelas técnicas, entre as sociedades humanas e a superfície terrestres.

No meio natural, os eixos de contato entre os assentamentos humanos são constituídos principalmente pelos “caminhos líquidos” os oceanos, mares lagos e rios, Essas “estradas da natureza” proporcionaram, desde a Antiguidade, as vias de deslocamento de produtos e pessoas, o comércio a longa distancia e a acumulação de riquezas. As planícies costeiras e os vales fluviais concentram, até hoje, a maior parte da população da população. Entre as principais cidades, a maioria situa-se em enseadas marítimas ou junto aos rios. Temos que ter compreensão do grande empreendimento das expedições marítimas do século XV E XVI especialmente das viagens realizadas por Cristóvão Colombo

O meio técnico e produto da Revolução Industrial. Embora as técnicas sejam quase tão antigas quanto a humanidade, apenas no final do século XVIII, com a emergência da indústria, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre. É importante ressaltar que os sistemas do meio técnico se difundem desigualmente sobre a superfície terrestre

O meio técnico científico emerge a partir da década de 1970, quando esboçou-se um novo ciclo de inovações, cujos fundamentos repousam sobre a “revolução da informação” os avanços da biotecnologia, a automação e robotização dos processos produtivos, a descoberta de novos materiais e de novas tecnologias de formação de energia.

 

A GEOGRAFIA DOS DESCOBRIMENTOS

 

A compreensão do espaço mundial como um processo econômico e político na é uma realidade. O mundo mudou e muito ao longo dos séculos de acordo com as características sociais e políticas de cada sociedade e do acúmulo de conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos em diferentes épocas.

A busca pelo entendimento do espaço, elaboração de mapas, vem desde a idade Média, onde foram produzidos muitos mapas, todos com um sentido cristão, sobrenatural, como os mapas “T”, ou “O” Os três continentes conhecimentos, Europa, Ásia e África, eram representada por meio de cursos d´água, que formavam o “T”.  Outro mapa é um exemplo de cosmovisão dos sábios medievais de inspiração aristotélica e bíblica, ordenada em esferas, tendo a terra como centro do mundo, em volta dela a água e em volta da água o ar, demonstrando perfeito equilíbrio e simetria que somente a criação divina seria capaz de produzir.

 

height=198

 

 

 

As visões do mundo na época refletem as tecnologias disponíveis para o conhecimento e a representação do planeta em cada momento da história e também o contexto cultural no qual foram produzidas. Nesse sentido, a história da cartografia é também a história de como a humanidade refletiu sobre as características do mundo e de si mesma, em tempos sociais diferentes. Esses mapas eram feitos sobre as condições técnicas da época.

 

A FAÇANHA DE COLOMBO

 

              Colombo usou as forças da natureza para conseguir sua façanha de atravessia do Atlântico, usando as correntes, de ar e vento, usando os conhecimentos náuticos da sua época e adotou os procediemtnos técnicos das cartas portulanas para a navegação em alto mar. Usou os ventos alísios do Nordeste e Sudeste, resultantes da influencia do movimento de rotação, que move a Terra de Oeste para Leste.

 

 

Mapa de Colombo

 

height=484

 

 

GLOBALIZAÇÃO EM TEMPO DE EXPANSÃO MARÍTIMA: A VANTAGEM DA ESPANHA E PORTUGAL.

 

 

              Na divisão da América, Portugal e Espanha ocuparam as maiores extensões territoriais por apresentarem condições políticas favoráveis para a realização da expansão ultramarina (unificação da nação em torno do rei, o maior financiador das expedições marítimas) e acumularem conhecimentos preciosos dos “segredos do mar”

 

RESPONDA !

 

→ Como os europeus imaginavam o mundo antes da viagem do navegador Cristóvão Colombo?

 

→ Por que Cristóvão Colombo ficou conhecido como o “senhor dos ventos”?

 

O MEIO TÉCNICO: A FORÇA DAS MÁQUINAS NA PRODUÇÃO E NA CIRCULAÇÃO

 

O ESPAÇO INDUSTRIAL E O ENCURTAMENTO DAS DISTANCIAS.

 

             



height=224

O meio técnico é produto da Revolução Industrial. Embora as técnicas sejam quase tão antigas quanto a humanidade, apenas no final do século XVIII com a emergência da indústria, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre

              A Revolução Industrial representou a substituição do uso da energia humana ou animal pela energia mecânica, nos processos de produção de artefatos. A combustão do carvão mineral e a máquina a vapor expandiram a capacidade produtiva humana e inauguravam a era industrial. As ferrovias e os navios a valor promoveram uma revolução nos meios de transporte, desencadeando um crescimento inédito no comércio internacional.



height=274

              Os ciclos iniciais da era industrial abriram as portas para a formação da economia-mundo, ou seja,  para a incorporação de todos os povos e continentes nos fluxos mercantis e circuitos de investimentos centralizados pelas potencias industriais. Foi então que o imperialismo – anexando novas áreas coloniais na África e Ásia e esferas de influencia na América Latina – criou um verdadeiro mercado de dimensões planetárias e uma nova divisão internacional do trabalho

              O traçado das ferrovias ilumina uma das características essenciais da geografia produzida pela imperialismo. Nos países industrializados da Europa, foram construídos troncos principais complementados por uma densa rede de trilhos que se espalham em todas as direções, facilitando o transporte no interior do território e unificando o mercado interno. Nos Estados Unidos, os grandes ramais ferroviários cortaram transversalmente o território e ajudaram a conquistar e integrar o oeste agrícola ao nordeste industrial.

              Contudo, na África, Ásia e América Latina as ferrovias nasceram para ligar as regiões produtoras de matérias primas aos portos exportadores. A configuração da rede ferroviária da África colonial serve de espelho para compreender a organização do espaço produzido pelo imperialismo. O mercado externo funcionava como principal motor da economia. As redes de transporte, em vez de integrar, fragmentavam os espaços nacionais.

              No começo do processo da Revolução Industrial, as condições ambientais das cidades eram péssimas, as condições de vida da população eram totalmente insalubre, inadequados, moravam ao lado das fábricas, havendo grandes transformações na alteração da vida cotidiana da população, devido a introdução das fábricas nas cidades. A revolução industrial gerou uma grande transformação no espaço mundial social e econômico. Houve uma grande mudança local e global, acabando com as pequenas profissões, como os artesões, sapateiros, etc. Com o crescimento da produção industrial, será reforçada uma divisão internacional do trabalho entre os países industriais e os fornecedores de matéria prima.

 

 

 



height=182

Exploração de crianças


height=160

Operários

height=900

 


6 comentários:

  1. Sou professora iniciante de geografia. Esse material me ajudou muito. Muito obrigada professor!! Abraço: Márcia

    ResponderExcluir
  2. oi eu tenho um professora chamada marcia será a mesma é tb é de geografia
    haa! eu tenho prova obg vai me ajudar!!! eu estudo em cachoeira paulista escola do estdo valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. agradeço, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  4. seria melhor um resumo neeh

    ResponderExcluir
  5. muito bom... me ajudou muito

    ResponderExcluir

Os sonhos da Fadinha

Os sonhos da Fadinha O problema real do Brasil não é a "tirania do mérito", mas a ausência de uma base de direitos para que o méri...