sábado, 19 de agosto de 2017

Região Norte





 
REGIÃO NORTE A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
  O começo da ocupação da região amazônica, iniciou-se no século XV(15) com as missões religiosas para colonizar os indígenas.
  Desde o século XVII(17) a cidade de São Luis no Maranhão, Belém do Pará, eram as duas cidades de porta de entrada da floresta amazônica, em busca das drogas do sertão (baunilha, guaraná, urucum entre outros) além de frutas e ervas.  
  A floresta amazônica foi conquistada ao Brasil graças aos bandeirantes que em busca de riqueza, avançaram a linha do tratado de Tordesilhas, ampliando e muito o território para nosso país.
 Já no século XVIII(18) iniciou a produção de látex, retirado do leite da seringueira (produção de borracha) Além da borracha, se extraia castanha-do-Pará e Madeira.
  Isso fez com que milhares de nordestinos migrassem para essa região em busca de melhores condições de vida e trabalho, muitos foram para o novo Estado criado, o do "Acre" que foi anexado da Bolívia, nosso vizinho. Isso  foi possível devido a invenção do "pneu" e do automóvel, necessitando milhares de toneladas de borracha para a fabricação do produto. Isso trouxe muito dinheiro para a região e prosperidade para as cidades de Manaus (AM) e Belém do Pará, cidade onde morava os donos da produção e os exportadores do produto.  Foram construídos portos, teatros, bancos, comércios, sendo que, na época, foram uma das cidades de maior importância para nosso país. Foram feitos também zonas agrícolas, para a colonização da floresta e seu desenvolvimento.

America Andina





Os países da América "andina" -



BOLIVIA

País da América andina, não possui saída para o mar, possui uma área no total de 1 milhão de km2, (área igual o estado do para) localiza-se na porção centro-ocidental da América do sul. O clima dos pais tem características de clima mediterrâneo, devido a se situar entre "terras" além de não ter acesso direto para o mar. sua população estimada era em torno de 11 milhões de pessoas, população do tamanho da cidade de são Paulo. Geograficamente, a Bolívia possui duas divisões, a andina e a região dos lhanos. Na parte andina, ao oeste, está à cordilheira dos Andes, com uma altura média de 5 a 6 mil metros e altura (lembrando que no Brasil a maior altitude gira em torno de três mil metros) situam-se uma das maiores jazidas de minério do mundo, lá se encontra prata, estanho, bismuto e tungstênio. A região também é rica em produção agrícola, responsável pela produção de milho, trigo, batata e frutas em geral. É a região de maior densidade demográfica do país, é onde fica a Capital La paz (que gira em torno de 2 milhões de habitantes). Há outras cidades importantes na região também como sucre e Cochabamba. O clima no local varia conforme a altitude, quanto maior a altitude, mais frio e seco. Região dos lhamas - parte ao qual faz divisa com o Brasil, em geral, são regiões de planícies, com clima quente e úmido, além de uma pequena parte fazer divisa com a floresta amazônica. De colônia espanhola a um país independente. País de importante tradição pré-colombiana pertenceu ao império inca ate o século XV(15) e foi totalmente dizimada pela ocupação espanhola no século XVI, saqueando totalmente toda riqueza do império, como o ouro e prata. A população indígena foi totalmente dizimada, seja por doenças vindas por espanhóis, seja por confronto armado. Fora isso, os índios foram escravizados pelos espanhóis, fazendo trabalho forçados. A população boliviana. Com cerca de 2/3 (30%) da população  de descendência europeia. Historicamente foi  excluída, sem direito a voto, processo que só se deu abertura em 52, quando a população. Uma mudança considerável ocorreu em 2005 com a eleição do primeiro presidente indígena ao governo, Evo Morales, luta histórica da população local economia indígena - baseada em recursos minerais de onde é sua maior fonte de renda. Está entre os cinco maiores produtores mundiais de vários mineiras, como antimônio (usado em fios), estanho, tungstênio, além do lítio (maior produtor mundial) produtos essenciais na produção de eletrônicos. O país possui um passado de escravidão indígena, onde foram explorados em trabalho de minas. Durante o ultimo governo essas operação passaram a ser controle governamental, reivindicação da população local. O coração econômico do país é a cidade de Santa cruz de La Serra que possui ligação até o porto de santos no brasil.  é um país com grande instabilidade o que prejudica e muito sua economia (192 golpes de estado) há outras culturas agrícolas voltadas para exportação como cana, milho entre outros produtos. 


PERU



País com 1.2 milhões de km² e uma população de 30 milhões de pessoas, distribuídos de forma irregular no território é o terceiro maior país da América do sul, é um pais estratégico. Possui três grandes regiões naturais - La selva, La Sierra e La costa.
La costa - todo o litoral peruano, planície de cerca de 2000 km, é uma região muito seca, devido a uma corrente marítima chamada Humboldt, aonde os ventos chegam ao litoral, porém suficientes para provocar nevoeiro, mas não chuva. Na capital de seu país, lima, praticamente não chove isso influi até na arquitetura das construções devido à falta de escoamento fluvial. É uma região que acolhe praticamente 40% da população dos pais. A região de lima, por exemplo, possui 10 milhões de pessoas e concentra 30% da população do país, só na capital, e que cresceu consideravelmente nos últimos anos devido à migração interna, em busca de melhores condições de vida, porém o que não ocorre, aumentando as favelas na periferia. A cidade de Callao, com 450 mil habitantes é o maior porto do país, onde recebe e envia produtos para todo mundo, já ao norte há outras cidades de muita importância, como Trujillo e Chiclayo com cerca de 950 mil habitantes. Já na parte amazônica, conhecida como La selva é formada por extensos rios (um dos quais dá origem ao rio amazonas) caracterizada pelo clima quente e úmido, onde a maior parte do território esta nessa região - sua principal cidade é iquitos, que abriga um porto fluvial. E a parte dos pais que mais possui povos indígenas, além de ser uma grande reserva de petróleo, ao qual abastece todo o país. Devido a sua dificuldade de acesso a essa região possui muitas áreas clandestinas de plantio de coca, produto base da cocaína, além de plantações de maconha, todas comandadas por narcotraficantes, que aliciam camponeses para trabalho as plantações. Já a área da cordilheira dos Andes, de   nome La Sierra, é nessa região que está localizada a cidade de Cuzco, antiga capital do império inca, que no nome original significa "umbigo", pois na visão dos indígenas ali era o centro do mundo. É uma região onde a população produz agricultura de subsistência (batata e cereais) e pecuária, como lhamas, alacas, ovinos e bovinos, destinadas a abastecer a região das minas. E nessa região que se localizadas maiores altitudes do país e os principais montes, além de vários vulcões. Nessa região também se localiza o lago Titicaca, o mais alto e maior lago da América do sul é uma região que depende do turismo, da agricultura e da pesca, devido ao lago.

Divisao do Trabalho





Divisão do trabalho

Distribuir as funções em uma economia - por exemplo - um açougueiro, um padeiro, e um fabricante de velas, garante que cada trabalho seja realizado com mais eficiência. Como nenhuma pessoa pode produzir tudo o que é necessário, o trabalho é dividido entre os trabalhadores de diferentes habilidades. Todas as economias modernas são baseadas no princípio dessa divisão e, quanto maior a divisão, maior e melhor a economia e mais empregos, e maior o grau de riquezado local.



Monopólio e oligopólio: o que são?





 Uma situação em que apenas uma empresa atua em determinado setor – o que significa que ela não tem absolutamente nenhum concorrente restringem a produção para aumentar os preços e inflar os lucros. Estas ações, que prejudicam os consumidores, continuam de forma indefinida a menos que o governo tome medidas para regulamentar o comportamento da empresa. O caso menos radical de ausência de concorrência é o oligopólio, uma situação em que há apenas um pequeno número de empresas em um determinado ramo. Em tais situações, as empresas podem promover acordos para não competirem umas com as outras, de forma a manteremos preços elevados e obter maiores lucros. Para evitar isso, a maioria dos países tem leis que tornam ilegal estabelecer tal fixação de preços. 

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

A economia é dose.

A economia é dose.
    Se  você  tem   um  maquinário que  falha, geralmente pode consertar os problemas ao descobrir qual é a peça defeituosa e substituí-la. Mas uma economia se parece mais com uma floresta tropical do que com um maquinário; é uma teia complexa de relacionamentos que podem  se  alterar  de  formas imprevisíveis.  As  pessoas mudam seus comportamentos com base em seus melhores palpites sobre como o mundo se parece, ou irá se parecer – e as intervenções econômicas costumam modificar o mundo. Portanto, qual política você defende agora depende muito em diversas crenças a respeito do mundo, tanto as suas quanto outros agentes no modelo. Se você acreditar com base nos dados de que as políticas fiscais foram usadas exageradamente, você preferiria defender cortes. Por outro lado, se acreditasse que ainda temos capacidade de reserva, ou que ainda perigamos de deslizar para uma recessão, você provavelmente defenderia estímulos maiores à economia. O que você não poderá fazer é decidir perfeitamente entre essas duas situações.
E segue o jogo...

O que é lavagem de dinheiro?


Matéria de Capa - Paraísos Fiscais






PARAÍSO FISCAL
 São locais que tem como propósito de facilitar as atividades financeiras de grandes empresários, jogadores, artistas, entre outros, para pagarem poucos impostos.  Em geral, os paraísos fiscais são países de pequeno porte ou ilhas isoladas que, para captar os endinheirados, os oferecem boas condições, isenções de impostos, vantagens para que essas pessoas possam levar seu dinheiro para seus bancos.  O grande problema é a origem desse dinheiro onde grande parte das vezes esse dinheiro pode ser de origem ilegal e isso pode se tornar um grande problema, tanto para o paraíso fiscal, como para o país de origem.  Devido ao anonimato das contas,  a maioria dos paraísos fiscais atrai e muito as atividades ilegais, como o dinheiro de tráfico de drogas, por exemplo, que usam esse espaço para ocultas suas atividades, e contas bancárias.  Os banqueiros não revelam as contas de clientes apenas os identificando com códigos, mantendo-os secretamente, e tudo é mantido em garantia e em sigilo-bancário,ultimamente, mudando de postura devido a mudança das leis.

Mais Noções de Economia

Escassez - falta de alguma coisa. por exemplo, dinheiro, emprego, água, etc.
Recursos - produção (crescimento de indústrias) produtos em geral.
Divisão do Trabalho - distribuir as funções em uma economia - por exemplo - um açougueiro, um padeiro, e um fabricante de velas, garante que cada trabalho seja realizado com mais eficiência. como nenhuma pessoa pode produzir tudo o que é necessário, o trabalho é dividido entre os trabalhadores de diferentes habilidades. Todas as economias modernas são baseadas no principio dessa divisão e, quanto maior a divisão, maior e melhor a economia e mais empregos, e maior o grau de riqueza do local.
Inflação: Aumento do percentual dos preços de uma economia em geral. é o aumento de preço de todos os produtos. Ela atinge em geral todos no país, todas as classes da sociedade.
Juros - ágio - lucro do banco ao executar um empréstimo ou operação bancária. Remuneração pelo empréstimo de dinheiro - aluguel do dinheiro.
Investimento: é a aquisição de ativos produtivos, que viabilizam o crescimento econômico de uma pessoa ou empresa. pode ser dinheiro, um bem, um automóvel para trabalho (locação), compra de imóvel para locação, etc.
Lucro: é o que resta depois de todas as despesas foram deduzidas das receitas.
rendimento: retorno de um investimento, seja ele positivo ou negativo.


Eu o Lápis




O vídeo fala sobre o lápis, de sua fabricação, sua produção, seus materiais necessários, como a madeira, o grafite (feito sob um forno), o metal a borracha. O vídeo também fala como o lápis e distribuído (transportado) para todos os comércios. 

Se você ganhasse na loteria, qual empresa você abriria? Qual mercado você acha promissor no Brasil?

Economia, Lápis - para o EJA



Vídeo - lápis

   O vídeo fala sobre o lápis, de sua fabricação, sua produção, seus materiais necessários, como a madeira, o grafite (feito sob um forno), o metal a borracha. O vídeo também fala como o lápis e distribuído (transportado) para todos os comércios. 
Se você ganhasse na loteria, qual empresa você abriria? Qual mercado você acha promissor no Brasil?






Os sonhos da Fadinha

Os sonhos da Fadinha O problema real do Brasil não é a "tirania do mérito", mas a ausência de uma base de direitos para que o méri...