domingo, 8 de outubro de 2017

Trabalho Filme Banheiro do Papa


O Banheiro do Papa from bolha on Vimeo.



 


1 – Sobre qual problema o filme aborda? O que os diretores  do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Exemplifique .
2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê?
3 – Algum elemento do filme não foi compreendido?
4 – Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
5 – Faça um mapa do Uruguai e suas fronteiras com Brasil,  Uruguai Argentina e Paraguai.
6 – Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?
7 – Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
8 – O filme cita a esperança e a solidariedade mesmo em meio à miséria. Comente sobre isso escolhendo uma cena em que esses elementos apareçam.
9 – Considere o texto abaixo e o que entendeu do filme O BANHEIRO DO PAPA e responda as questões:
 TRABALHO FORMAL X TRABALHO INFORMAL
Os trabalhadores que têm registro em carteira e seus direitos trabalhistas garantidos, recolhendo uma taxa para a aposentadoria (contribuição ao INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social), ou as pessoas que, mesmo trabalhando por conta própria (sem que estejam empregadas em empresas ou órgãos do governo), recolhem determinadas taxas, desenvolvem atividades que são chamadas de formais, ou seja, estão de acordo com uma série de leis que se referem ao trabalho e às atividades econômicas. Os trabalhadores que não estão nessas situações são chamados de informais.
 a)    Como o filme apresenta os cargueiros,(que ia buscar as encomendas para os comerciantes de bicicletas e andavam até 60km diários de 2 a 3 x diários ) seu cotidiano, suas dificuldades?
 b)    Quais são as condições de vida desses cargueiros e de suas famílias?
 c)    A partir da discussão do filme, relacione a realidade retratada no filme e a das cidades brasileiras, principalmente nos moradores de regioes metropolitanas, destacando semelhanças e diferenças entre essas realidades.

Os sonhos da Fadinha

Os sonhos da Fadinha O problema real do Brasil não é a "tirania do mérito", mas a ausência de uma base de direitos para que o méri...