sexta-feira, 24 de novembro de 2017

4 Bimestre 8 Ano

Economia do Uruguai
  A base da economia do Uruguai é a agropecuária, sendo um dos maiores exportadores de carne do mundo. Além da carne se exporta também lã, couro, além da cultura de ovinos. Além desses produtos, figuram na exportação do país o trigo a soja e o milho. Na primeira metade do século XX  graças a riqueza do gado, ampliou-se um ótimo serviço público de educação, saúde e previdência social, sendo por isso chamado na época de "suíça da américa do sul". Porém as exportações não se mantiveram no mesmo nível, caindo a qualidade do serviço, porém, o Uruguai mantém índices comparados a países ricos de idh (índice de desenvolvimento humano) principalmente no que se diz respeito a educação, com baixo analfabetismo, longa expectativa de vida, e baixa mortalidade infantil. A atividade industrial é reduzida e está relacionada ao processamento de produtos de origem animal, da carne, couro e lã. Nos últimos anos tem aumentado o crescimento da indústria vinícola (frango) e o setor financeiro (bancário) levando o país a ter participação expressiva como membro do MERCOSUL.

O Paraguai

  País sem saída para o mar, possui 6 milhões de habitantes e uma área de mais ou menos 400 mil km2, devido a sua limitação geográfica de não ter saída para o mar, seus produtos não podem ser exportados a não ser dependendo de outros países como o brasil e a argentina. Para facilitar esse transporte de produtos e suas relações comerciais, na década de 1960 o brasil, em parceria, construiu a ponte da amizade, na cidade de foz do Iguaçu, ligando com a cidade de ciudad del este, no Paraguai. (8a) através dessa é que toda produção paraguaia e escoada até o porto de Paranaguá no estado do paraná, e também todo produto importado para o Paraguai e recebido nesse porto.

Características naturais do Paraguai

   O Paraguai possui duas regiões naturais bem distintas, a oriental e ocidental. A região oriental predominam planaltos de baixa altitude, com solos férteis, sendo a principal região agrícola, produzindo cana, milho, tabaco, trigo, algodão entre outros. Essa região possui boa distribuição de chuvas e é bem quente. Já a região ocidental é também chamada de gran chaco, que é formada por planícies, possui um clima quente e chuvoso no verão e seco no inverno, e mais seco em direção ao norte. É a área de maior biodiversidade do país, é pouco povoada, é usada para criação de gado extensiva, algodão, e extrativismo do quebracho "planta ao qual se extrai o tanino, liquido utilizado para curtir a amaciar o couro, e    o quiino, matéria prima para a fabricação de medica- mentos." 

De colônia espanhola para um país independente (Paraguai)

   No início do século XVI, tanto os portugueses como os espanhóis realizaram inclusões via rio paraná e Paraguai ao qual era a principal via de acesso para alcance do território via interior, chegando as terras ao qual hoje dão origem ao Paraguai. Para segurança e ocupação do local fundaram um forte ao lado do rio Paraguai na atual capital, cidade de Asunción para servir de base de apoio às regiões das minas no peru. Atualmente o local é a capital do país. No começo o atual lugar povoado pelos índios guaranis, havendo uma grande miscigenação (mistura) entre os espanhóis e os índios, o que faz predominar a população eurameríndia no país. No local é falado dois idiomas, tanto o espanhol como tanto o guarani idioma dos indígenas. Por volta de 1600 com o propósito de converter os índios ao cristianismo onde muitas missões jesuítas se instalaram com esse propósito, porém foram totalmente destruídas pelos bandeirantes portugueses. Os paraguaios conseguiram sua independência somente no ano de 1813 junto a Espanha. A prosperidade a guerra do Paraguai e o declínio

  Após a independência, e períodos de ditaduras militares, o Paraguai passou a viver um bom momento sob o governo de Francisco Solano Lopes que começou o processo de modernização do país com a construção de fábricas, rodovias, ferrovias, telégrafos - várias fábricas metalúrgicas, de tintas, fábricas navais, de celulose (papel) materiais para construção armamento e pólvora. Houve também grande incentivo à agricultura, a alfabetização de pessoas, além de vários setores que incentivaram e promoveram o desenvolvimento autônomo e independente. Porém, com o objetivo de recuperar os territórios dos índios guaranis, Solano Lopes invadiu o nosso pais o brasil, (1864) os estados do mato grosso do sul. isso fez com que inevitavelmente o brasil fosse obrigado entrar no conflito com apoio de argentina e Uruguai. Foi uma guerra sangrenta que durou cerca de 6 anos com mais de duzentas mil mortes na época. No final os grandes beneficiados foram os ingleses, pois emprestaram dinheiro ao brasil se envolverem no conflito, vendiam armamentos (perdíamos 2 vezes) para o Paraguai ficou uma destruição horrível, a população totalmente dizimada (foram usados crianças de até 14 anos no conflito) até hoje o Paraguai não conseguiu se recuperar de tamanho estrago e recuperar sua autonomia que possuía naquele período em meados do século XIX.

A argentina Perfil da argentina

    Possui uma área de 3 milhões de km2, o que faz o segundo maior pais da américa do sul, possui uma população em torno de 40 milhões de pessoas. a origem do seu nome deriva da terra argêntea, ou terra da prata, como chamadas pelos antigos conquistadores espanhóis, que, no século XVI, adentraram o atual território argentino em busca de jazidas desse mineral. Regiões naturais Divide-se em 5 grandes regiões naturais, andes, chaco, mesopotâmia, pampas e patagônia.
A cordilheira dos andes - situada ao oeste da argentina, de norte a sul, é uma longa fronteira natural com as maiores altitudes da américa do sul, como os picos do Aconcágua (segunda maior montanha do mundo), belgrano, entre outros. Na base da cordilheira, há uma região de clima semiárido, que se destaca pelo cultivo de frutas, e extração de petróleo, tendo como as principais cidades san Juan e Mendoza, que apesar de clima de deserto, recebe água através de um sistema de irrigação, regando as frutas, e os famosos vinhedos. Na parte norte, a cordilheira e ramifica, abrindo o planalto da puna de atacama, parcialmente chileno, com uma altura média de 4 mil metros, sendo um clima totalmente árido, sem chuva, que, com obras de irrigação permitem o cultivo da cana de açúcar.
O grande chaco Localizado na parte norte do território argentino é uma área formada por planícies onde possuem muitas áreas úmidas, com outra área também seca, com predominância da floresta tropical, muitas chuvas, muitas espécies de animais e vegetais, muito parecida com o pantanal brasileiro. A parte seca fica próxima cordilheira dos andes, mudando a paisagem para as savanas, onde está sendo usadas para a plantação de algodão, feijão, soja e arroz. Há também criação de gado e extração vegetal de quebracho (planta ao qual se extrai o tanino, substancia para produzir medicamentos) e da erva mate utilizada para fazer o chimarrão, bebida tradicional e popular consumida no sul do brasil também, Paraguai e Uruguai.

A mesopotâmia

  A leste do grande chaco, no nordeste da argentina, a planície úmida da mesopotâmia, está situada entre os rios paraná e Uruguai que formam um delta de 14 km2 antes de desembocarem no rio da prata (rio paraná) formando um dos maiores encontros de água doce do mundo. Há uma grande produção agrícola no local, de arroz, frutas cítricas, (laranja, tangerina e limão) destinadas à exportação

Região dos pampas

   Situada no centro dos pampas ao redor do rio paraná que abrangem uma grande áreas de terras tendo como base a capital Buenos aires, capital da argentina, e outras cidades importantes, como santa fé, rosário e bala Blanca.
  Sob influência do clima temperado, os pampas são formados por um solo escuro, considerado um dos mais férteis do mundo, mas também com algumas áreas secas, todas as suas áreas são produtivas. São nessa região que se situa um dos maiores rebanhos do planeta, ao qual a carne e exportada para todo mundo, principalmente Europa e estados unidos.
   O seu relevo plano permite a sua mecanização, o que aumenta consideravelmente a mecanização, entre os principais produtos destaca-se a alfafa, trigo, milho, soja, algodão, produtos hortifrutigranjeiros para abastecer os centros urbanos.

A patagônia

   Situada ao sul do rio colorado no sul da argentina, é formada por planaltos e planícies de clima frio e sem árido, e uma área desértica e montanhosa dos andes, sendo a região mais pobre da argentina.
  Porém os recursos minerais ela é uma região ao qual (8ddddddddddd) encontra-se o cobre, o carvão e o ouro, porém suas maiores exportações são o petróleo e o gás natural.
  Em virtude das constantes e fortes ventos dessa região, nelas estão instalados parques eólicos 

A população argentina

   Possui uma população em torno de 40 milhões de pessoas (mais ou menos igual a população do estado de são Paulo) e uma densidade demográfica em torno de 15 km2, distribuídos de forma desigual no território, onde a maior parte é distribuída na região metropolitana de Buenos aires, onde quase 60% fica concentrada ali, e a menor parte fica na região da patagônia, onde se situa um deserto e região montanhosa.  Em contraste a patagônia corresponde ao vazio demográfico argentino com apenas cinco por cento da população do pais, com baixa densidade demográfica, também encontradas nas cordilheiras dos andes.  Falando-se em composição demográfica, grande parte da população argentina é descente de espanhóis e italianos e nacionalidades europeias, quase todos os povos indígenas foram dizimados durante o processo de colonização. São uma população que apresenta baixo crescimento populacional alta taxa de urbanização, analfabetismo quase zero e baixo índice de mortalidade infantil. Indústria e energia O maior complexo industrial argentino localiza-se na região metropolitana de Buenos aires, onde-se concentram setores como o siderúrgico, metalúrgico, mecânico, naval, químico, têxtil.





   




Os sonhos da Fadinha

Os sonhos da Fadinha O problema real do Brasil não é a "tirania do mérito", mas a ausência de uma base de direitos para que o méri...