segunda-feira, 19 de julho de 2010

Projeto Meio Ambiente

E.P.G. “MÁRIO LAGO”

PROJETO MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO

A preocupação com o meio ambiente, envolvendo toda a comunidade na necessidade e sobrevivência do nosso planeta é uma temática discutida em nossos tempos.“A ciência é uma produção, e por essas razões é parte da cultura mais ampla” (BRAGANÇA, GIL 1999:194).Esse trabalho oferece estratégias para práticas pedagógicas transformando o discurso pela preservação do meio ambiente, através de experiências práticas em sala de aula interagindo o aluno como um ser integrado na sociedade, utilizando da vivência do educando, visando promover o tema do meio ambiente e qualidade de vida, através do ensino da leitura e da escrita.A principal intenção é educar para preservar o meio ambiente e alertar as pessoas da degradação e a necessidade de preservação.

JUSTIFICATIVA

Na atualidade seria difícil viver sem a ajuda da ciência e da tecnologia, pois essas vertentes estão inseridas na vida dos cidadãos, seja por meio de meios da comunicação ou através de produtos de consumo.

A educação ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem, dos recursos naturais disponíveis.
Diante disso, esse trabalho visa um aprimoramento na questão do cidadão buscando seus valores, conhecimentos e habilidades que auxiliem a compreender criticamente a realidade de forma mais coerente e participativa.
O trabalho oferece atividades participativas e criativas, trabalhando questões ambientais como água, saneamento, ecossistema, natureza, promovendo uma mudança de hábito e melhoria da qualidade de vida dos alunos e da comunidade.


OBJETIVOS GERAIS

*Compreender as relações que os homens estabelecem com os elementos da Natureza;
*Desenvolver atitudes positivas em relação à preservação do meio;
*Inserir o educando em diversas ações que afetam seus modos de vida discutindo temas que possam ampliar e fortalecer a visão de mundo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Desenvolver o conhecimento das políticas ambientais do Poder Público, áreas de proteção ambiental;
*Possibilitar a inserção ativa do educando em seu meio social e natural, usufruindo racional e solidariamente dos seus recursos;
*Conscientizar os educandos a respeito da preservação do meio ambiente, enfatizando a sustentabilidade, utilizando a criatividade e o emprego da tecnologia;
*Alertar a população local acerca dos problemas ambientais, da poluição e informar suas consequências.
*Reconhecer de forma mais ampla o lugar de vivência dando informações de como usufruir de forma saudável do local e dos recursos existentes (físico, social e moral);
*Educar para preservar, promovendo mudanças de atitudes: como jogar lixos nos cestos, reciclar, evitar desperdícios, procurar serviços públicos para obter informações e adquirir conhecimento de direitos básicos;
*Usar do ambiente local como elemento de estudo e debate para permitir a busca de informações e soluções para os problemas do bairro , dando ênfase à importância de uma vida saudável;
*Trabalhar questões como saneamento básico, água, lixo, esgoto, promovendo mudanças de hábito;
*Demonstrar a população local problemas ambientais, poluição e informar sobre suas conseqüências;
*Compreender que a poluição ou a degradação ambiental é resultado da devastação da força humana.




CONTEÚDOS

*Sustentabilidade;
*Consumo consciente: reciclagem;
*Importância e uso da água.




ESTRATÉGIAS

*Filmes;
*Palestras;
*Uso da sala de informática;
*Músicas: Planeta Água, Planeta Azul;
*Trabalhos de Artes Plásticas;
*Dicas de Passeios;
*Teatro;
*Estudo do meio.


DESENVOLVIMENTO

Inicialmente será feita uma busca de dados e informações pelos professores sobre os assuntos abordados. A partir desses dados atividades serão propostas para cada ciclo de acordo com as áreas do conhecimento.

Atividades sugeridas:

*Montagem de textos informativos sobre coleta seletiva e reciclagem utilizando a aula de informática;
*Montagem de trabalhos de Artes Plásticas relacionados ao tema;
*Montagem e dramatização de uma peça teatral;
*Campanha de coleta e seleção do lixo como fonte de renda;
*Leitura e analise de letras de músicas: Planeta Água (Guilherme Arantes), Planeta Azul (Xororó e Aldemir);
*Montagem de um jornal envolvendo temas ambientais;
*Composição e apresentação de músicas relacianadas ao tema;
*Cozinha experimental: elaboração de receitas pelos alunos;
*Aproveitamento do óleo de soja para a confecção de sabão;
*Diferenças entre lixo orgânico e lixo reciclável.

Após o desenvolvimento das atividades, será realizado um dia para montagem de uma oficina com os trabalhos e explanação dos alunos.


AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de forma contínua, de forma que sejam verificados avanços e dificuldades encontrados pelos educadores e educandos .Dessa forma, será possível realizar intervenções que supram as dificuldades e ocorra o desenvolvimento da aprendizagem.








PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO

O trabalho será realizada no mês de maio concluindo-se em junho de 2010.


PÚBLICO ALVO

Alunos dos Ciclos I, II, III e IV da EJA


CONCLUSÃO

Para a formação de uma plena cidadania, os alunos deverão ser capazes de atuar dentro do local onde convivem de forma que auxiliem na proposta de resgate do nosso planeta, ampliando a educação, promovendo uma melhoria de vida não só dos educandos como de toda a comunidade para uma vida mais saudável.A responsabilidade seria uma proposta geral, gerando mudanças de atitudes e uma compreensão no que se refere ao papel da ciência e da cidadania e a preocupação cada vez mais intensa em preservar o meio ambiente, alertando as crises resultantes da escassez das fontes naturais de água e da energia.

Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça . É aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida da comunidade e do País.


BIBLIOGRAFIA

*Alô Escola – TV Cultura – Ensinar e Aprender.
*KRASILCHIK, M. & MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo : Moderna, 2004
*Proposta Curricular – Secretaria de Educação de Guarulhos – Quadro de saberes necessários.
*Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Ciências
*Programa Ética e Ciência - Secretaria Especial dos Direitos Humanos – Ministério da Educação

Os sonhos da Fadinha

Os sonhos da Fadinha O problema real do Brasil não é a "tirania do mérito", mas a ausência de uma base de direitos para que o méri...