domingo, 24 de setembro de 2017

Matéria América do Sul


NARCOS
- Hoje, iremos ver como o crime organizado cresce e se perpetua em um país
- Iremos mudar um pouco do assunto que estamos estudando
- Vamos estudar a história de Pablo Escobar, o maior da história, o maior narcotraficante da história, nunca a história, e nunca haverá um narcotraficante com um traficante com uma força tão poderosa como ele teve. Ele foi o maior evasão de divisa da história.
- Devemos entender o narcotráfico como uma questão financeira, não como uma questão de saúde.
- Droga dependência química
- Droga financeira crime organizado. Recurso $$$$$
- Quais são as reflexões do documentário
- Tráfico mudou pouca, quase nada
- dominou todo o pais, no caso a Colômbia, tinham mais poder de fogo que o governo.
- crime organizado, por que realmente e organizado;
- o crime e terceirizado (divido), contabilizado (controle), e prestado conta a todos, 
- o dinheiro do crime precisa ser "lavado" ou seja legalizado
- ficar de olho aberto, para não ser enganado;
- crime não compensa; fim de tudo isso é a morte;

COLÔMBIA (TERRA DE PABLO ESCOBAR) #NARCOS

  Nome dado em homenagem ao navegador Cristóvão colombo, situa-se a noroeste da américa do sul, em zona tropical, possui uma área de cerca de 1.1 milhões de km2 na área oeste da américa andina, sendo banhando tanto pelo oceano pacifico como pelo oceano atlântico.    Possui duas regiões naturais, a lá costa, onde ficam as planícies costeira, onde o clima e quente e úmido, atraindo milhares de turistas de todo o mundo com suas estações balneárias, existindo também diversas cidades locais com a arquitetura do período de colonização espanhol. Já o outro lado, a região andina, é onde fica a sua capital, Bogotá, localizada a quase 3000 m de altura. Essa região é a região mais populosa da Colômbia, onde a maior parte da população vive. Lá também se situam Cali, Medelín, outras cidades de extrema importância, berço do povo Pré-colombiano (chibchas) destruídos com a chegadas dos espanhóis em 1538.
  O clima da região varia conforme a altitude, em regiões onde o clima é subtropical (mais frio) em regiões mais altas e tropical (mais quente) em regiões mais baixas, próximo ao litoral. Já a região dos lhanos é a região da floresta amazônica, corresponde a quase dois terços do território colombiano - é uma região onde há uma grande quantidade de chuvas, e grandes temperaturas - não podemos esquecer que essa região é fronteiriça ao nosso pais, brasil.

A INDEPENDÊNCIA DA COLÔMBIA

  Acreditam-se os historiadores que o primeiro contato com os europeus (dos índios da atual colômbia) se deu por volta de 1499 quando navegante Américo Vespúcio, Juan de la cosa e Alonso de Ojeda chegaram ao lago Maracaibo (hoje Venezuela) e daí aportaram com a resistência indígena local - os caraíbas e os chibchas. Nesse conflito os espanhóis fundaram Cartagena, e a atual capital santa fé de Bogotá.  
  Além da exploração do ouro, prata e pedras preciosas, entre elas esmeralda, introduziu-se a cultura do algodão, do tabaco, tudo voltado para a exportação. Não podemos esquecer que em toda américa espanhola também houve exploração(8ccc) de mão de obra escrava africana e também indígena. Diante a cobrança de altíssimos impostos pela metrópole espanhola os colonos espanhóis se rebelaram em 1781 iniciando o movimento da independência em 1819 liderados pelo general Simon bolívar, ao qual criou a república da grande colômbia, ou Gran Colômbia - o que corresponde aos atuais países da Venezuela, colômbia, equador e panamá. Devido a pressão de vários países europeus, principalmente a Inglaterra, a Venezuela se separa em 1829, o equador em 1830. Já em 1903, devido a pressão estadunidense, a construção do canal do panamá, este país se separa da colômbia em sua parte norte, também se tornando independente.

A POPULAÇÃO COLOMBIANA 

  Em 2014 o total de sua população era estimado em torno de 50 milhões de pessoas, sendo o quarto país mais populoso das américas. A sua capital Bogotá tem uma população em torno de 7 milhões de pessoas, e seguida de Cali, em torno de dois milhões de pessoas. A composição étnica da população colombiana predominam os ameríndios (60%) seguidos dos descendentes de europeus espanhóis (14%), africanos (4%) e outros grupos (3%)

A ECONOMIA DA COLOMBIA 

 A colômbia apresenta uma economia diversificada em geral uma produção voltada para exportação de recursos extrativistas, incluindo carvão mineral, petróleo, com um desenvolvimento industrial pífio. O grande carro chefe econômico do país é a atividade agropastoril - café, cana-de-açúcar, algodão, banana, cacau e milho, pecuária bovina que, além de abastecerem o mercado interno. Além de abastecer o mercado interno, esses produtos são enviados para o exterior, como o café, principalmente o café, que atrás do brasil é o maior exportador do mundo. Na mineração merecem destaque o carvão mineral (possuem as maiores reservas da américa do sul) e as esmeraldas cuja produção é a maior do mundo.

GUERRA E NARCOTRÁFICO #NARCOS 

   A colômbia em relação a todos os países da américa do sul possui uma peculiaridade parte do seu território é controlado por governos paralelos, ou seja, por forças revolucionárias, no caso 2, as FARC, e a ELN (forças armadas revolucionárias da colômbia e o exército de libertação nacional) além de terem o controle de parte do território  ficaram altamente conhecidos por seus ataques terroristas, por sequestros contra políticos, ataques contra instalações governamentais, a fim de pressionar o governo a fazer concessões junto a sociedade, nesse confronto sangrento em que já dura quase quarenta anos. No ano de 2012 foram iniciadas negociações de paz entre o governo afim de colocar em fim esse sangrento conflito. Essa negociação está em andamento. Outro complexo problema é o narcotráfico, que há décadas assombra a sociedade colombiana, formando no país grandes organizações com ligações internacionais conhecidas como cartéis.

TAREFINHA DO BELOTTI

Pergunta que não quer calar
Com argumentos responda se você e contra ou a favor da liberação das armas e drogas. s2 

URUGUAI 

  Possui uma área de mais ou menos 176 mil km2, menos que o estado do paraná, vizinho do estado de são Paulo, situa-se no sudeste da américa do sul, está situada na bacia do prata, como ocorre com o Paraguai e a argentina, é o país do cone, sul, pois, com o chile e a argentina, localiza-se na porção do território sul-americano que se funila na direção sul, semelhante à forma de cone.
   O Uruguai tem o relevo de baixa altitude, e formado por planaltos com altitudes médias de mais ou menos trezentos metros e apresenta ondulações suaves denominadas chulillas - quanto aos rios, tem destaque os rios que nascem no brasil, o rio negro e o rio Uruguai, todos eles nascem no rio grande do sul. 
   O clima e temperado, com chuvas bem no decorrer do ano, o inverno e muito frio, mas não é frequente a queda de neve, a cobertura vegetal frequente é de campos, mesmo domínio da campanha gaúcha do rio grande do sul, sendo um excelente local de pastagem para gado.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos da Fadinha

Os sonhos da Fadinha O problema real do Brasil não é a "tirania do mérito", mas a ausência de uma base de direitos para que o méri...