sábado, 19 de agosto de 2017

America Andina





Os países da América "andina" -



BOLIVIA

País da América andina, não possui saída para o mar, possui uma área no total de 1 milhão de km2, (área igual o estado do para) localiza-se na porção centro-ocidental da América do sul. O clima dos pais tem características de clima mediterrâneo, devido a se situar entre "terras" além de não ter acesso direto para o mar. sua população estimada era em torno de 11 milhões de pessoas, população do tamanho da cidade de são Paulo. Geograficamente, a Bolívia possui duas divisões, a andina e a região dos lhanos. Na parte andina, ao oeste, está à cordilheira dos Andes, com uma altura média de 5 a 6 mil metros e altura (lembrando que no Brasil a maior altitude gira em torno de três mil metros) situam-se uma das maiores jazidas de minério do mundo, lá se encontra prata, estanho, bismuto e tungstênio. A região também é rica em produção agrícola, responsável pela produção de milho, trigo, batata e frutas em geral. É a região de maior densidade demográfica do país, é onde fica a Capital La paz (que gira em torno de 2 milhões de habitantes). Há outras cidades importantes na região também como sucre e Cochabamba. O clima no local varia conforme a altitude, quanto maior a altitude, mais frio e seco. Região dos lhamas - parte ao qual faz divisa com o Brasil, em geral, são regiões de planícies, com clima quente e úmido, além de uma pequena parte fazer divisa com a floresta amazônica. De colônia espanhola a um país independente. País de importante tradição pré-colombiana pertenceu ao império inca ate o século XV(15) e foi totalmente dizimada pela ocupação espanhola no século XVI, saqueando totalmente toda riqueza do império, como o ouro e prata. A população indígena foi totalmente dizimada, seja por doenças vindas por espanhóis, seja por confronto armado. Fora isso, os índios foram escravizados pelos espanhóis, fazendo trabalho forçados. A população boliviana. Com cerca de 2/3 (30%) da população  de descendência europeia. Historicamente foi  excluída, sem direito a voto, processo que só se deu abertura em 52, quando a população. Uma mudança considerável ocorreu em 2005 com a eleição do primeiro presidente indígena ao governo, Evo Morales, luta histórica da população local economia indígena - baseada em recursos minerais de onde é sua maior fonte de renda. Está entre os cinco maiores produtores mundiais de vários mineiras, como antimônio (usado em fios), estanho, tungstênio, além do lítio (maior produtor mundial) produtos essenciais na produção de eletrônicos. O país possui um passado de escravidão indígena, onde foram explorados em trabalho de minas. Durante o ultimo governo essas operação passaram a ser controle governamental, reivindicação da população local. O coração econômico do país é a cidade de Santa cruz de La Serra que possui ligação até o porto de santos no brasil.  é um país com grande instabilidade o que prejudica e muito sua economia (192 golpes de estado) há outras culturas agrícolas voltadas para exportação como cana, milho entre outros produtos. 


PERU



País com 1.2 milhões de km² e uma população de 30 milhões de pessoas, distribuídos de forma irregular no território é o terceiro maior país da América do sul, é um pais estratégico. Possui três grandes regiões naturais - La selva, La Sierra e La costa.
La costa - todo o litoral peruano, planície de cerca de 2000 km, é uma região muito seca, devido a uma corrente marítima chamada Humboldt, aonde os ventos chegam ao litoral, porém suficientes para provocar nevoeiro, mas não chuva. Na capital de seu país, lima, praticamente não chove isso influi até na arquitetura das construções devido à falta de escoamento fluvial. É uma região que acolhe praticamente 40% da população dos pais. A região de lima, por exemplo, possui 10 milhões de pessoas e concentra 30% da população do país, só na capital, e que cresceu consideravelmente nos últimos anos devido à migração interna, em busca de melhores condições de vida, porém o que não ocorre, aumentando as favelas na periferia. A cidade de Callao, com 450 mil habitantes é o maior porto do país, onde recebe e envia produtos para todo mundo, já ao norte há outras cidades de muita importância, como Trujillo e Chiclayo com cerca de 950 mil habitantes. Já na parte amazônica, conhecida como La selva é formada por extensos rios (um dos quais dá origem ao rio amazonas) caracterizada pelo clima quente e úmido, onde a maior parte do território esta nessa região - sua principal cidade é iquitos, que abriga um porto fluvial. E a parte dos pais que mais possui povos indígenas, além de ser uma grande reserva de petróleo, ao qual abastece todo o país. Devido a sua dificuldade de acesso a essa região possui muitas áreas clandestinas de plantio de coca, produto base da cocaína, além de plantações de maconha, todas comandadas por narcotraficantes, que aliciam camponeses para trabalho as plantações. Já a área da cordilheira dos Andes, de   nome La Sierra, é nessa região que está localizada a cidade de Cuzco, antiga capital do império inca, que no nome original significa "umbigo", pois na visão dos indígenas ali era o centro do mundo. É uma região onde a população produz agricultura de subsistência (batata e cereais) e pecuária, como lhamas, alacas, ovinos e bovinos, destinadas a abastecer a região das minas. E nessa região que se localizadas maiores altitudes do país e os principais montes, além de vários vulcões. Nessa região também se localiza o lago Titicaca, o mais alto e maior lago da América do sul é uma região que depende do turismo, da agricultura e da pesca, devido ao lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos da Fadinha

Os sonhos da Fadinha O problema real do Brasil não é a "tirania do mérito", mas a ausência de uma base de direitos para que o méri...