sábado, 19 de agosto de 2017

Região Norte





 
REGIÃO NORTE A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
  O começo da ocupação da região amazônica, iniciou-se no século XV(15) com as missões religiosas para colonizar os indígenas.
  Desde o século XVII(17) a cidade de São Luis no Maranhão, Belém do Pará, eram as duas cidades de porta de entrada da floresta amazônica, em busca das drogas do sertão (baunilha, guaraná, urucum entre outros) além de frutas e ervas.  
  A floresta amazônica foi conquistada ao Brasil graças aos bandeirantes que em busca de riqueza, avançaram a linha do tratado de Tordesilhas, ampliando e muito o território para nosso país.
 Já no século XVIII(18) iniciou a produção de látex, retirado do leite da seringueira (produção de borracha) Além da borracha, se extraia castanha-do-Pará e Madeira.
  Isso fez com que milhares de nordestinos migrassem para essa região em busca de melhores condições de vida e trabalho, muitos foram para o novo Estado criado, o do "Acre" que foi anexado da Bolívia, nosso vizinho. Isso  foi possível devido a invenção do "pneu" e do automóvel, necessitando milhares de toneladas de borracha para a fabricação do produto. Isso trouxe muito dinheiro para a região e prosperidade para as cidades de Manaus (AM) e Belém do Pará, cidade onde morava os donos da produção e os exportadores do produto.  Foram construídos portos, teatros, bancos, comércios, sendo que, na época, foram uma das cidades de maior importância para nosso país. Foram feitos também zonas agrícolas, para a colonização da floresta e seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os sonhos da Fadinha

Os sonhos da Fadinha O problema real do Brasil não é a "tirania do mérito", mas a ausência de uma base de direitos para que o méri...